início do conteúdo

Política de Comunicação do IFMT

Entender a comunicação como um processo, e não apenas como atividade-meio, tem importante impacto na sua imagem, reputação e credibilidade. Por isso, a comunicação de excelência é, também, responsabilidade de todos os atores da instituição.

Com a implementação da Política de Comunicação, o IFMT segue na construção de uma cultura de comunicação que, de imediato, supera algumas leituras ou interpretações não precisas sobre o conceito e o papel da comunicação, particularmente aquelas que a reduzem a uma instância meramente operacional e que não a legitimam como um processo
estratégico que permeia todo o Instituto (e não apenas os setores de comunicação dos campi e da Reitoria).

A comunicação do IFMT deve assumir a condição de ser estratégica e integrada, ou seja, de ser reconhecida como elemento fundamental no processo de gestão do Instituto, incluída no seu planejamento global e articulada com as várias instâncias (gestão de pessoas, internacionalização, tecnologia da informação, finanças, extensão, pesquisa, ensino, entre outras), para que possa atender, concretamente, às demandas e expectativas dos públicos estratégicos e aos objetivos institucionais.

No processo de implementação da Política de Comunicação, os gestores desempenham papel relevante no sentido de conscientizar e sensibilizar os públicos internos e externos sobre a importância de se adotar as posturas, diretrizes e orientações definidas, além de prover condições para o seu planejamento e execução.

Este documento, hoje finalizado, configura-se, portanto, como a Política de Comunicação do IFMT é o resultado de um processo de construção coletiva, coordenado pela equipe de comunicadores da Reitoria do IFMT, tendo como base e referência as políticas de comunicação dos Institutos Federais do Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Incluiu, também, considerações dos diversos segmentos da comunidade acadêmica apontadas durante a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023).

Por fim, este documento espera contribuir para a estruturação e o fortalecimento de uma comunicação integrada, subsidiando o planejamento estratégico, ampliando o diálogo do IFMT com a sociedade e auxiliando no cumprimento da missão da instituição.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso